sábado, abril 29, 2006


A viagem mais recente...
...de avião foi pra esse lugar aí.

E viva as milhagens da Varig (valeu Bi!).

Esta é Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha, escolhida por alguma revista de turismo a mais bonita do Brasil (fica ao lado da segunda mais bonita, a Baía do Sancho). Recebeu esse nome dos americanos que moraram no arquipélago décadas atrás e a acharam parecida com a baía homônima em Cuba, aquela da invasão frustrada. É um lugar fantástico para mergulhar, como Noronha inteira, aliás.


Mais montagens e mais Bolívia
Sei lá, me empolguei.

A foto é da Laguna Hedionda (fedida, em espanhol).

Outras fotos do Renan: neste blog tem do Salar de Uyuni e a Laguna Colorada. E tem o álbum no fotki.


Já que falei de hoje na Mole
Tinha onda. Grande. E o mar bem lisinho...

Manias fotográficas 11
Céu limpo. Hoje na praia Mole estava bem azul. Ou azuis...

Outras "manias"
Janelas
Silhueta 2
Nuvens
Sombras
Espuma
Estouro de espuma
Silhueta 1
Reflexo 1
Reflexo 2

Audácia felina 3
Meter-se onde não é chamada.


Dos bons
Hoje é aniversário do Frank (do Xinelão), um amigo com um grande dom - fazer rir - e um pequeno problema: é flamenguista.

As charges do Frank são publicadas no jornal A Notícia e na internet; a primeira é de novembro passado (reta final do Brasileirão) e a segunda deste mês.

Viajar é fundamental
Entre os destinos viáveis a curto prazo para nós está a Bolívia, onde fica o Salar de Uyuni. Meu irmão Renan esteve lá no começo do ano e trouxe 280 fotos - 134 delas estão disponíveis e comentadas no fotki.

Eu já tinha falado dessa viagem uma vez.

sexta-feira, abril 28, 2006


Encontros raros
Este final de semana vamos encontrar amigos que não vemos há tempo.

A foto foi tirada na casa do Frank, acho que em 2002. O detalhe do contraste (metade do grupo no sol, metade na sombra) dispensa comentários. Será que não tinha nenhum fotógrafo nesse dia pra dar um toque? Jornalistas eu contei 18.

Audácia felina 2
Deitar nas gavetas.

Happy-hour no Hemosc?
Você sabia que quem doa sangue regularmente tem isenção no pagamento de inscrição para concursos públicos? Acho que apenas para os estaduais, pois a isenção tem amparo em uma Lei Estadual (nº 10.567/97). Descobri isso lendo um edital, dia desses. É preciso doar sangue pelo menos três vezes por ano. O Hemosc devia divulgar isso melhor, ninguém que eu tenha conversado sabia disso. Minha última doação foi em 2004, mas agora não tem vacilo: vou dar o sangue - literalmente - pra tentar subir na vida...


Audácia felina
Beber a água alheia.

quinta-feira, abril 27, 2006

Rings a bell
Semana passada assisti ao vivo pela internet as baterias finais do Rip Curl Pro, primeira etapa do WCT 2006, em Bell's Beach. Encontrei a transmissão acidentalmente, ao entrar no site da ASP. Apesar de já ter visto outros campeonatos de surf da mesma forma, dessa vez a imagem não ficava travando (trocamos de provedor e o novo passou no teste). O campeonato foi decidido em Bell´s clássico, 8 a 10 pés. Slater foi campeão e Occy perdeu na semifinal para o outro finalista, Joel Parkinson.
Bateu uma certa nostalgia dos tempos da revista Inside. Fui editor (em parceria com o Rodrigo Viegas) por três anos, entre 1994 e 97. Nesse período, vi três títulos mundiais do Slater e o retorno do Occy às competições (ele acabou sendo campeão em 1999).

A capa ao lado, com Occy em Jeffrey´s Bay, é da edição de aniversário de 11 anos da revista Inside - nº 85, de outubro de 1995.

terça-feira, abril 25, 2006


Trabalho voluntário
Uma das peças gráficas que mais gostei de ter participado da produção foi o jornal Fala Bicho, da Sociedade Amigos dos Animais. Eu e a Aline montamos quatro (ou cinco? esqueci) edições, que eram impressas no parque gráfico do jornal A Notícia e tinham distribuição gratuita. Dava trabalho, mas nosso pagamento era ver a ampla divulgação de temas relacionados aos direitos dos animais - castração, abandono, posse responsável - que não eram abordados com frequência pela grande imprensa. Após algumas edições, passamos o bastão a outros voluntários. O jornal eventualmente deixou de ser impresso, mas ficamos com a impressão de que a questão dos animais de rua passou a receber mais atenção da mídia local depois da iniciativa... (o que também está relacionado com outros fatores, claro).

Esta capa é da quarta edição. Procurei uma anterior, pois o conteúdo era mais educativo e menos denuncista, mas só encontrei esta em pdf. É uma capa triste, pois os quatros cachorros na capa foram "eutanasiados prematuramente" no canil da prefeitura, o que deu uma baita confusão.


Tradição
Hoje tem rodada do peladeiros no campo do HU. É o 165º jogo dessa turma, formada em grande parte por jornalistas. A primeira partida foi realizada em 24 de setembro de 2002, no Categeró. Lembro da data porque também é aniversário da minha mãe e de namoro com a Aline, e porque anotamos as fichas (resultado, escalação, quem fez gol) de todos os jogos, para temperar nosso folclore. Estamos na quinta temporada.

A foto foi tirada em um encontro no Lagoa Iate Clube, promovido pelo Mauricinho, com direito a paella do Serginho Severino. O "craque" chutando, sob forte marcação do zagueiro de óculos, sou eu

segunda-feira, abril 24, 2006


Todo mundo empolgado aí?


Um pouco de saudosismo
Esta foto foi tirada no casamento do Cabral, que foi em... 2000? 2001?
Alguns amigos que aparecem nela eu encontrava quase todos os dias, dez anos atrás. Hoje eu os encontro no máximo dez vezes por ano. Uma pena.

Olha o tamanho do Igor. Se eu levantar ele no upa hoje em dia, haja gelol.


Saudosismo zero
Meu primeiro emprego foi na revista Inside, no primeiro ano de faculdade (1989), como revisor. Os textos eram digitados em laudas e enviados para fotocomposição. Voltavam impressos em tiras (de tamanhos indicados pelos diagramador ou editor de arte), para serem colados nos diagramas. Era um atraso de vida.
Pouco tempo depois o Pagemaker (antes, o Ventura) foi difundido pelas redações e entramos na era da editoração. Mas no curso ainda aprendemos por mais alguns anos como usar a régua de paicas e a tabela ao lado... que os alunos hoje em dia não vêem nem em museu, acredito. Alguém sente saudade?

domingo, abril 23, 2006


Felicidade é...
ter um lugar confortável para descansar.


Manias fotográficas 10
Reflexos em lagos.

Esta foi feita no Parque do Córrego Grande e tem uma tartaruga em um galho.



O golfinho de pedra 2
Esses passeios de bike rendem fotos. Esta também é do último sábado. Aquela mancha branca na parte continental, ao fundo, é o começo da obra da beiramar do Estreito (mancha branca? que mancha branca??).

Eu já havia postado uma foto desse golfinho no +D1.


Manias fotográficas 9
Reflexos em poças d´água.

Esta é de um passeio de bike no último sábado à tarde.