quinta-feira, maio 11, 2006

Outubro azul verde amarelo

Quando eu trabalhava na revista Inside, a primavera era aguardada com espectativa. De setembro à novembro, principalmente em outubro, acontecia a chamada "perna brasileira" do circuito mundial de surfe, com campeonatos em diversos estados. A Inside não tinha tanta bala pra mandar seus editores pro exterior o tempo todo, mas os eventos no Brasil a gente raramente perdia. Entre 1994 e 97, viajei todos os outubros. Os principais destinos eram no litoral paulista (Santos, Guarujá, Ubatuba) e o Rio de Janeiro, mas às vezes íamos ao Paraná e ao Rio Grande do Sul. Os campeonatos eram em semanas consecutivas e atraíam participantes e interessados de várias partes do mundo. O "circo" trocava de praia a cada semana, geralmente quatro ou cinco eventos seguidos. Um deles era sempre na Joaquina, o que garantia uma parada em casa. Nessa época eu ainda não tinha me formado, portanto raramente passava nas disciplinas do segundo semestre.

As duas capas acima são das edições 86 e 87 da Inside, de novembro e dezembro de 1995. Traziam a cobertura da "perna brasileira", apelidada por Júlio Adler e colegas cariocas de "cambito", devido à magra premiação em comparação com os torneios no exterior (Cambito virou nome de um filme que eles fizeram, com imagens dos torneios no Brasil).

A edição 87 tem a matéria que, olhando hoje, mais gostei de ter feito durante todo meu "período Inside". Uma entrevista com o carioca Pedro Müller, na época já um veterano, prestes a se aposentar do circuito brasileiro como um dos mais bem-sucedidos competidores do surfe nacional. Sua história foi marcada pelo falecimento trágico da esposa durante o parto da filha, que sobreviveu. Era muito raro tratarmos de assuntos densos em uma revista leve de surfe, mas o resultado agradou.

Outros posts sobre a revista Inside: edição 84 (set/95) e edição 89 (jan/96).


Editora Empreendedor, entre 2002 e 2006
Algum tempo depois de trabalhar no AN Capital (e fotografar quem estava lá), comecei na Editora Empreendedor. Novamente levei a digital e retratei quem andava pela redação. Isso foi em maio de 2002 e fotografei cerca de vinte pessoas. Como continuo na editora e o pessoal mudou bastante nesses quatro anos, antes de montar os mosaicos deste post atualizei o "banco de imagens".

Algumas observações: as 33 fotos retratam desde diretor da empresa até free lancers que colaboraram uma única vez, anos atrás. 24 continuam fazendo parte do nosso dia-a-dia. Dos nove que não vemos mais, sete eram funcionários ou colaboradores regulares que tomaram outros rumos. Dois se mudaram inclusive de cidade. E onze fazem parte do +D1.

quarta-feira, maio 10, 2006

Audácia felina 7

Deitar na bolsa pra tomar banho.

Outras audácias: rechaud,
pia do banheiro, isopor, guarda-roupa,
fichário e beber no copo.


Peladeiro show
Ontem teve jogo. Apenas dois dos que aparecem nesta foto não estavam presentes.

O melhor do peladeiros é que ninguém se leva muito a sério - pela menos não como boleiro. Descontração é a regra.

The best is Dwake
Considero esta uma das capas mais interessantes do período em que trabalhei na revista Inside (de 1994 à 97). Em especial porque mostra um tubo (o ápice no surfe) de dentro d' água. Sempre gostei de fotos de surfe tiradas nessa situação, passam bem a sensação de pegar onda. Some-se a isso o fato de ser um surfista da terra e da onda ser G-Land (Gradjagan), na Indonésia, um destino lendário no surfe. Pra completar, o Marcelo Breda (o Pantera), editor de arte da revista na época, acertou na tipologia e nas cores.

Há uma história curiosa envolvendo essa edição. Dois fotógrafos estrangeiros que colaboravam com a gente, Jason Childs e Pete Frieden, mandaram um material excelente de fotos produzido durante a etapa do WCT em G-Land (inclusive a foto da capa, com o Teco Padaratz). Mas não tínhamos nada de texto. A solução foi apelar para um conterrâneo que trabalhava como juiz nesses campeonatos. Ele deixou um resumo manuscrito do evento na redação antes de viajar pra outra etapa. Editamos o relato, que saiu assinado pelo pseudônimo oficial da revista: Arabesco Ducal (invenção do saudoso Marcos Bicudo). A revista já estava nas bancas quando o Pantera veio perguntar quem era o Dwake. Não tinha nenhum Dwake no circuito mundial, mas saiu na matéria. No dia que o mar ficou monstruoso, perigoso mesmo, o Arabesco observou: "The best is Dwake!". Fomos revirar os manuscritos e estava lá com uma letra estranha: "The beast is awake". Até hoje rimos dessa história.

Edição 139, minha 47ª

Está na gráfica a edição de maio da revista Empreendedor, nº 139. É a 47ª que monto. A matéria principal foi feita pelo Vanin, com fotos do Caloca (inclusive a da capa).
Falando em capa, montei as quatro versões ao lado. A escolhida é aquela que passa uma idéia menos tradicional da pesca.


Corte diferenciado

Taí uma coisa que eu acho visual em editoração: usar fotos com formatos inusitados.

A foto foi tirada pelo Marcelo Cabral, domingo, no Campeche.

terça-feira, maio 09, 2006


Audácia felina 6

Subir na pia. E deitar.

Sim, aquilo embaixo dele é um rechaud (richô, saca?).

Logo após a foto o Filé foi "instruído" que isso não se faz, mas desconfio que ele não assimilou completamente a orientação.

segunda-feira, maio 08, 2006

Mais contra-luz no pára-brisa

Achei a textura da água no vidro muito interessante (fazer o quê, fiquei 40 minutos no carro, debaixo de chuva, sem rádio nem luz).


Mania fotográfica 12
Doidêras com pouca luz

Hoje cheguei no carro depois do trabalho e vi que os faroletes tinham ficado acesos. Arriou a bateria debaixo daquele temporal. Durante os quarenta minutos de espera pelo socorro fiz várias fotos do pára-brisa sem flash. São de uma utilidade fantástica.

Outras "manias": Céu, Janelas, Silhueta 2 , Nuvens , Sombras , Espuma, Estouro de espuma , Silhueta 1, Reflexo 1, Reflexo 2

A irmã da Bebel
O primeiro (e o segundo) dos três filhotes foi adotado como sendo um macho, mas o tempo provou que eram todas fêmeas. Nas fotos (que recebemos por e-mail), Tamy (ex-Lipe), em uma delas com Fiona.