sábado, abril 15, 2006


Panorâmica 2
Esta é do Morro das Aranhas, no costão direito da praia do Santinho. Fiz hoje, depois de assistir mais um jogo do campeonato de tênis.


Web
Essa teia é da boa.

sexta-feira, abril 14, 2006


Vícios fotográficos 7
Janelas. O problema é que o resultado raramente agrada.
O diferencial desta é o contexto: esta janela é da pousada em que ficamos na Guarda do Embaú, no feriado - um edifício novo de três andares. Aqueles barracos no pé do morro são a antiga pousada da Dona Mariazinha, onde me hospedei inúmeras vezes entre 1986 e 90. Na época, era uma das únicas pousadas da Guarda e tinha a preferência do pessoal de Floripa por causa da dona Mariazinha, figura saudosa que morreu nos anos noventa.


Sareta 2 x 0
De volta à Floripa, fui assistir na sexta ao torneio de tênis que está sendo realizado no Costão do Santinho. Vi o final da partida em que Flávio Sareta derrotou um tcheco e um set da semifinal de duplas. O máximo que eu já tinha visto de uma partida de tênis (ao vivo) era um set de uma partida da Copa Davis, entre o Meligeni e o Pioline, vários anos atrás. É uma experiência interessante, em especial pelo ambiente das quadras no Santinho, ao pé de um morro verdejante.

Fiz uma montagem que ficou BEM uga.


De volta pra Guarda
Visitei novamente a Guarda do Embaú neste feriado, após alguns anos de ausência. Acabamos voltando pra Floripa antes do planejado porque a Aline caiu de cama com garganta inflamada e febre, porém ficamos o suficiente para confirmar que o lugar perdeu a inocência mas não o encanto.

A foto: fiz uma montagem pra não perder o hábito.
Já postei sobre a Guarda no +D1.

quarta-feira, abril 12, 2006

Sobre jornais e "um trem cabeludo"
Gosto de ler jornal, mas em dia de semana não dá tempo de fazer isso da forma ideal, tipo sentado em uma cadeira de praia, debaixo do guarda-sol, na beira do mar, sem nada pra fazer além de entrar n' água ocasionalmente. Por isso, raramente compro jornais standard de circulação nacional durante a semana. Como no trabalho temos acesso aos estaduais de maior porte - DC e AN -, restam poucas opções para o que eu chamo de "leitura de almoço" (ou de ponto-de-ônibus): aquela leitura rápida e muitas vezes distraída. A melhor alternativa nessa situação, para mim, é disparado o Diarinho de Itajaí. Não concordo com tudo que é publicado (conteúdo e forma), mas rende boas risadas e traz uma cobertura no mínimo original para fatos que muitas vezes não emplacam na imprensa mais formal.
Só pra ilustrar, foi publicada há algumas semanas uma matéria sobre uma jornalista que saiu nua (e, segundo o relato, embriagada) pelas ruas de um bairro chique da capital. O ápice cômico do relato é a descrição da mulher, que segundo o texto estava "com a bunda meio caidinha, apesar de ter dinheiro pra botar botox até na orelha". E segue dizendo que "o silicone novo ficou muito bonito" e "a pexereca estava precisando de uma depilação". Questões éticas à parte, foi uma gargalhada geral na editora.
Claro que nem tudo no jornal é mera tiração de sarro. Entre os conteúdos mais diferenciados está a coluna do César Valente, um dos fundadores do Curso de Jornalismo da Ufsc e ex-professor de vários integrantes do +D1. A coluna diária deste mestre da ironia pode ser vista também no blog De olho na capital.


O manifestante
Eu estava scaneando umas fotos de manifestação para o livro de um sindicato quando reparei em uma figura conhecida - atual colega de trabalho, peladeiro, blogueiro do maisdeum - nesta foto.

Clique na foto para ver quem é o "manifestante amigo".



Panorâmica
Como mencionei em um post anterior, fazer montagem de fotos para registrar paisagens é mania de família. Só que as minhas ficam assim, meio "uga", como diz o Cabral.

Barra da Lagoa vista de cima do morro. A trilha que leva até este mirante sai da ponte pênsil sobre o canal. Postei uma foto deste mesmo dia no maisdeum.

O alívio do Dalton
Já que lembrei dos amigos e dos tempos da faculdade, eis o registro mais formal que existe da turma de formandos de jornalismo de 98-1. Mauricinho, Mutley, Negão, Yan, Celso Gick... o curso ficou menos folclórico após aquele ano.

Há 14 anos
A melhor "viagem de estudos" que fiz durante o período da faculdade foi para o Enecom (Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação) em Belo Horizonte, em 1992. Fomos de ônibus e ficamos no Mineirão por uma semana. Na volta, passamos em Ouro Preto. O grupo que foi, com cerca de 40 pessoas, incluía amigos de longa data, como atesta a foto ao lado.

terça-feira, abril 11, 2006

Obras de ficção

Nosso colega blogueiro Carlito (também autor do Bobagera) está publicando no maisdeum uma história em capítulos curtos sobre uma futura Florianópolis, invadida pelo mar. Ele publica um trecho a cada três dias. Há um índice na coluna da direita com os capítulos iniciais.

No mesmo blog publiquei uma série de três gifs animados que retratam a transformação da cidade. Os croquis - alguns futurísticos - são de autoria do meu irmão Marcelo Cabral (o mesmo do desenho ao lado, que mostra a Igreja da Lagoa da Conceição cercada por um mar de prédios) e a montagem em gif animado foi feita pelo Sérgio Surkamp.

Mensagem importante
Parece a Bebel, mas não é. Esta gatinha foi encontrada pela Angelita na obra da casa dela, há alguns anos. Nós a tratamos e encaminhamos para adoção, creio que foi nosso segundo ou terceiro resgate felino.


Terça sagrada
Hoje tem rodada do peladeiros no campo do HU. A foto é de 2002, quando ainda jogávamos no Categeró. Nem todos continuam participando - creio que, da foto, apenas seis jogaram este ano.

Mistério
Já vi a inscrição da foto em pelo menos duas placas de concreto na cidade (dessas que tapam bueiro). Ninguém - nem o único Ewaldo que eu conheço - soube explicar até hoje o significado.

segunda-feira, abril 10, 2006

Última semana no Matisse
A exposição de quadros do Cabral (citada anteriormente em outros posts, como este e este) fica até a próxima segunda, dia 17, no Café Matisse.

Vícios fotográficos 6
Silhuetas em frente ao pôr-do-sol, seja o que for (como já foi ilustrado em outro post).

Bem melhor do que o Fantástico
Domingo assisti uma apresentação de teatro nada convencional na fundação Franklin Cascaes. O diferencial mais evidente é que os espectadores interagem o tempo todo com os atores, andam por diferentes lugares da casa (não há apenas um palco ou cenário) e não há um roteiro totalmente pré-definido, o rumo da história depende das decisões tomadas em conjunto. O argumento gira em torno da religiosidade (ou das diferentes formas de encarar a fé e o confronto entre elas) e rende algumas reflexões, além de risadas.
Outro detalhe curioso é que os personagens têm páginas no orkut (não os atores, os personagens mesmo). E há comunidades criadas por fãs (alguns assistiram a peça dezenas de vezes, afinal as apresentações são sempre diferentes). Claro que também tem um blog.
A peça se chama 5PSA e é de um grupo de São Paulo. Eles se apresentam novamente hoje e amanhã, às 21h.

A vinda deles à Floripa está relacionada com algum projeto de pesquisa que a minha mãe está coordenando.


Na gráfica
Aprovei sexta e deve chegar esta semana a edição 138 da revista Empreendedor (capa ao lado). É a 46ª Empreendedor que eu monto.

A foto de capa desta edição é do André Teixeira. A edição é do Nei Duclós (do blog Outubro) e a produção é da Carol Herling - desta e de todas as outras edições.

domingo, abril 09, 2006


Vícios fotográficos (5)
Nuvens.


Final feliz para a grande família
Nenê foi adotada por um casal envolvido com ONGs de proteção animal, que já tinha uma gata e "alguns" cachorros.
Tinho, que descobriu-se depois era Ágata, foi adotado(a) por uma garota que também já tinha outro gato.
E Bebel ficou com a mãe da Aline, que fez sua primeira adoção felina.
Antes que alguém pergunte: NÃO estamos interessados em novas ninhadas...


E a Bebel foi embora...
A família já sente saudades.

Vícios fotográficos 4
Minha própria sombra. Nesta foto, muito bem acompanhada.