sábado, julho 01, 2006

Um bom arrasta-pé
Terminou ontem o mês do forró. Este ano fomos a um evento bem junino: uma noitada ao som da banda Boitatá, no Clube Democráticos, na Lapa. Disseram-me que no bairro há dezenas de casas noturnas do tipo. Deu inveja.

sexta-feira, junho 30, 2006

Você conhece?
Almoço de aniversário da nossa anfitriã na casa da família dela. O pai, flamenguista, ex-mergulhador, muito simpático ("Ele vai tentar te embebedar", me preveniu a filha), pega um daqueles guias de praias Quatro Rodas e sugere passeios.
- Tem que levar eles na Prainha, Grumari...
Eles procuram no mapa um morro na orla sul onde fica um restaurante muito bom. Ele aponta um lugar e pergunta o que está escrito, ela dá uma olhada na letra miúda e responde:
- "Ponta do Picão".

A foto foi tirada de um mirante entre a praia da Macumba e a Prainha. O costão ao fundo é o do Canto do Recreio.

quinta-feira, junho 29, 2006

Manias fotográficas 17
Texturas.

Esta foto é muito parecida com uma que o Dauro postou no DVeras na rede tempos atrás.

Outras "manias": Em trânsito, Bigodes de gatos, Fim-de-tarde, Sombras 2, Pouca luz, Céu, Janelas, Silhueta 2 , Nuvens , Sombras , Espuma, Estouro de espuma , Silhueta 1, Reflexo 1, Reflexo 2

Revendo conceitos
Diz o Zagallo que faltam 3 vitórias pro hexa. Se realmente vier mais um caneco vai ser bonito de ver, pela tradição dos prováveis adversários. Primeiro a revanche com a França. Depois o Portugal de Felipão ou a Inglaterra. Por fim, uma final contra Argentina, Alemanha ou Itália (deixemos a Ucrânia fora dessa). Mesmo quem não fazia questão de ganhar de novo (porque a CBF ou o técnico não merecem, porque a imprensa e a torcida estão mal-acostumados, etc e tal) está se empolgando. Mas claro: se a seleção ficar pelo caminho não será nenhuma "tragédia de Sarriá"...

Fiz uma rápida enquete aqui na editora e apenas 2 dentre 10 perguntados sabem o que foi a tragédia de Sarriá.

terça-feira, junho 27, 2006

Limpeza pesada
Vimos muito lixo na areia nas praias cariocas. O pessoal que mora lá nos disse que a culpa é de quem vem de fora, mas nós que somos de fora achamos que é dos moradores. Brincadeira: é de ambos. Quem quer que faça isso é um lixo.

A limpeza é feita com tratores.

Retroativa

Essa era boa de ter postado no dia dos namorados...

Por falar em Parque Ecológico
Fui lá hoje de manhã.


O trocadilho que ninguém mais aguenta

Hoje o Brasil vai jogar com Gana.

Na foto, Ipanema em clima de Copa (outro trocadalho). Dá pra ver a favela do Vidigal no morro ao fundo.

segunda-feira, junho 26, 2006


Amô, vamo dá uma volta?
Outro "serviço incluso" para condôminos é a travessia de balsa para a praia da Barra da Tijuca - e este nós pudemos usar como convidados. A estrada que passa pela Reserva foi urbanizada há poucos anos, tem calçadão e ciclovia há beira-mar. Fizemos o passeio duas vezes e ficamos pensando que se morássemos lá iríamos à praia todo dia.

Claro que já ficamos meses sem entrar no Parque Ecológico do Córrego Grande, do outro lado da nossa rua.

Megaempreendimentos
Pipocam condomínios e loteamentos, a maioria de alto padrão, na região do Rio onde ficamos hospedados - da Barra da Tijuca ao Recreio. O condomínio onde mora o casal que nos recebeu é um exemplo da dimensão desses empreendimentos: são 18 prédios com cerca de vinte andares cada. Bota uma média de quatro apartamentos por andar (e sei lá, duas ou três pessoas por apê) e vê quanta gente dá. O condomínio tem até uma linha de ônibus (leito) exclusiva para moradores, ida-e-volta para o centro da cidade. A passagem está incluída na taxa de condomínio, que aliás não difere muito do padrão de Floripa...

Lembrei de alguns bairros de Ilha (como Campeche e Sambaqui) que ficam a uma distância semelhante do centro, e que tem muito espaço para crescimento urbano.

A foto é do condomínio Barra Bali, visto da Reserva, trecho mais preservado da Barra da Tijuca.

Homenagem à vitória de Portugal
sobre a Holanda


Na viagem fomos com o Raul a um tradicional restaurante português na Lapa, com mais de 80 anos de existência. Comemos cabrito com alho e brócolis. Show de bola.

Ontem deve ter rolado uma festa boa lá.

domingo, junho 25, 2006

5 horas atrás
Hoje rolou um belo pôr-do-sol. Vimos brevemente na Beira-mar.

Empate

Bebel, agora Belinha, voltou pra casa (dela e da mãe da Aline). Nosso apto voltou a ter dois humanos e dois felinos.


Meu hábito de admirar as mais diversas construções (a fotografá-las) sem dúvida tem algo a ver com o fato de eu ser filho, irmão e cunhado de arquitetos.
Nas fotos dos prédios cariocas: os dois primeiros ficam no centro; o do meio tem formato em curva e uma intervenção posterior fez um túnel rodoviário passar pelo meio dele; no quarto, disseram-me, fica o escritório de Oscar Niemeyer, em Copacabana; e os da última foto são residenciais redondos, comuns no Rio mas muito raros em Floripa.

Clima de Copa
Hora de torcer pra Portugal. Como a secação contra Alemanha, Argentina e Inglaterra não deu certo, a confiança não é das maiores.


Sem teto para decolagem
Conhecemos também a rampa de Asa Delta na pedra da Gávea, ou seria na Pedra Bonita? O acesso é por são Conrado. Era outro lugar que queríamos conhecer desde a última visita, mas pelas condições do tempo quando fomos, não dá pra dizer que resolvemos o assunto. Nesse dia quem mais se lamentava era o pessoal do vôo livre, que perdeu de faturar com os turistas, a maioria estrageiros, que pagam caro (pelo menos 180 reais) por um vôo duplo.

Manias fotográficas 16

Fotos em trânsito. No caso, a favela da Rocinha vista do busão. Eu não ia saltar só pra bater a foto, né?

Outras "manias": Bigodes de gatos, Fim-de-tarde, Sombras 2, Pouca luz, Céu, Janelas, Silhueta 2 , Nuvens , Sombras , Espuma, Estouro de espuma , Silhueta 1, Reflexo 1, Reflexo 2

Viajar de avião
Vicia.


Pista Cláudio Coutinho, na Praia Vermelha
Fiz as contas e essa foi a 12ª vez que fui ao Rio de Janeiro. Em cinco ocasiões fui pela revista Inside e a programação se resumia ao circuito hotel - campeonato na Barra da Tijuca, com eventuais idas à Prainha e saídas à noite. Em outras fui como turista e conheci os destaques habituais: Corcovado, Pão-de-Açúcar, Copa e Ipanema...
Há alguns anos eu e a Aline fomos de carro visitar o casal Magrão e Helô, que moravam em Cosme Velho, aos pés do Cristo, e tivemos um gostinho do Rio dos moradores: conhecemos a avenida das paineiras, o centro, o bondinho de Santa Marta, o samba no bar do Lavradio...
Nestes oito dias que ficamos no Rio fizemos um circuito mais completo e variado. Entre os programas inéditos, enfim descobri a Pista Cláudio Coutinho, na praia Vermelha (fotos), que eu havia visto do Pão-de-Açúcar em visitas anteriores. A Urca é um dos bons lugares para se morar na cidade.

Audácia felina 8
Entrar no guarda-roupa.
Já aconteceu de um deles entrar de manhã e só ser descoberto à noite (e não querer sair...).

Outras audácias: bolsa, rechaud, pia do banheiro, isopor, guarda-roupa, fichário e beber no copo.