sábado, abril 01, 2006

Uli

O Filé e a Bebel você já conhece.

Vícios fotográficos 2
Bater foto de onda estourando em pedra. Mas tem que ter espuma! Esta fiz hoje entre a praia Mole e a Galheta.

F5
Este sou eu na praia Mole hoje à tarde. Devo ter surfado no máximo dez vezes este ano. Não precisa comentar...

A foto é da Aline!

Tenho testemunha
Este sou eu, em 1995 ou 96, na praia da Joaquina.

A foto é de um grande amigo que vejo muito pouco: Flávio Vidigal.

sexta-feira, março 31, 2006

Ei!!!
Ninguém vai me adotar não? Já tô aqui há um mês! Meus irmãos saíram nas primeiras semanas. Aqui é legal, mas tá faltando espaço!

Esta foto também é da Aline.


Da série "vícios fotográficos"

Fotografar pôr-do-sol com alguma silhueta na frente. Nem que seja o tronco de um coqueiro. A foto foi tirada na beiramar norte.


Enquanto isso, no bem bom...

Bebel aguarda interessados.
A foto é da Aline.

quarta-feira, março 29, 2006

O sol
Ontem eu e a Aline fomos no Café Matisse ver a exposição do Cabral. Ficou massa, pena que não levei a câmera. O quadro do sol, que nesta foto aparece na casa-atelier do artista, ocupa uma das paredes do bar.

A exposição fica até o dia 17 de abril.

Saramagos
Tem leitor que se encana com o jeito singular do Saramago escrever. Não é o meu caso. Depois de algumas páginas você acostuma com os períodos intermináveis e a pontuação nada ortodoxa. Diz muito com pouco e cria narrativas fortes. Ontem terminei mais um, o nono. Não pretendo fazer resenhas, mas deixo a indicação das obras que já li, mais ou menos na ordem de preferência:
O Evangelho segundo Jesus Cristo
Memorial do Convento
Ensaio sobre a cegueira
Ensaio sobre a lucidez
História do cerco de Lisboa
A jangada de pedra
O homem duplicado
As intermitências da morte
A caverna

E o conto A ilha desaparecida.
Podem fuçar que vale a pena.


A capa escolhida
Há alguns dias, fui recebido na editora com uma pergunta difícil de responder: qual das capas recentes da revista Empreendedor eu mais gosto? Acho difícil escolher, provavelmente, porque sou eu que as faço. Uma das oito capas que ilustram este post foi escolhida pra exposição que motivou a pergunta. Qual delas você escolheria?

terça-feira, março 28, 2006

Agradecimento à assistência técnica
Contador de acessos e de visitantes, anúncios do google e cabeçalho personalizado são alguns dos "recursos avançados" que este blog tem graças a curiosidade produtiva e solidária do colega blogueiro Alexandre Gonçalves, autor do Coluna Extra (imagem ao lado) e mentor do maisdeum. Os posts do Coluna Extra, aliás, servem de manual para quem quiser adotar alguns desses recursos (e outros mais) e não sabe como.

The Joker

Quem sugerir a melhor legenda pra esta foto ganha uma linda gatinha siamesa.

Até o momento, só consegui lembrar daquela frase do Chapolim Colorado: "Não contavam com minha astúuuuuuuuuuuuuuucia"

Malandragem
"Tá fazendo o que aqui, mandrião? Vai trabalhar!"


Bom mesmo é sair da rotina
Nas férias sempre é bom viajar, mas ficar onde mora nesse período também tem seus encantos. Em uma dessas ocasiões, no inverno de 2004, fui pedalar no final da tarde. Saí do Córrego Grande, passei pelo Pantanal (um dos piores lugares para andar de bicicleta na cidade), pelo aterro da Expresso Sul, pelo túnel (é proibido, eu sei) e voltei pela Beiramar norte. Tirei algumas dezenas de fotos no trajeto, duas em especial: a do túnel, usada no cabeçalho do maisdeum; e esta da Ponte Hercílio Luz com o pôr do sol ao fundo.

segunda-feira, março 27, 2006


O lado bom de ir ao centro
Prédios envidraçados levam à reflexão.

Peladeiros
Ontem jogamos no campo de grama da ACM, Associação Catarinense de Medicina. Dos que aparecem nesta foto tirada em 2003, seis estavam presentes, sem contar a Heleninha. Temos que reconhecer que o futebol favorece a longevidade das amizades.


Gata solteira procura
Bebel (à esquerda) ainda aguarda um dono definitivo.

Esta foto já havia sido publicada no PP.

Mais uma da ExpoCabral no Matisse
Peixes são uma temática recorrente. Esta foto mostra bem o que ele quer dizer com "textura criada através do exagero na quantidade de tinta".


Amanhã...
...estréia a exposição de pinturas do Cabral no Café Matisse. A Aline fez um post-release em seus pensamentos públicos.

domingo, março 26, 2006

A tal chaleira
Já que falei nela... No fotolog do Marcelo é possível ver outras da série.


Montagens
Nossa mania fraterna de fazer montagens de fotos para retratar paisagens amplas começou há alguns anos. Marcelo adotou como ferramenta de trabalho e Renan aperfeiçoou com a inventividade dos mais novos; sua descoberta mais recente, e agora nem mais tão recente assim, é um programa que faz a fusão perfeita entre as fotos, acertando tons e simulando inclusive o efeito da lente grande angular.
A paisagem acima fica na Bolívia. Outros retratos de viagem do Renan estão em seu álbum no fotki, o blahzor.
Algumas fotos do Marcelo, inclusive aquelas usando uma chaleira, podem ser vistas no fotolog dele, o cabral.

Falando no assunto

Tive duas fotos premiadas individualmente na Maratona Fotográfica de Florianópolis, ambas em 2005, na categoria digital.
O tema desta ao lado era algo como "Minha cidade tem". A foto foi batida da ponte pênsil sobre o canal da Barra da Lagoa.

A 12ª edição da Maratona acontece nos dias 25 e 26 de março, mais informações no site da Fundação Franklin Cascaes.

A cidade
Após três meses abordando o verão, nosso blog coletivo (o +D1) mudou de tema: agora vamos falar da cidade, mas não necessariamente apenas Floripa. Uma foto minha foi escolhida para ilustrar o início dessa nova fase, por sugestão do Alexandre Gonçalves, colega de editora e também autor do blog Coluna Extra.

Essa foto foi premiada na Maratona Fotográfica de 2005, categoria digital; o tema era 'Florianópolis rumo aos 300 anos', ou algo do gênero.